lunes, marzo 19, 2007

LA MUSICA QUE ASOCIARE A CARNAVAL

Saia Rodada - Pompompirim Faustão



Para bien o para mal, esta es la música que asociaré a carnaval. Es la que oí cuando llegué el primer día de carnaval y el último.

1 comentario:

Anónimo dijo...

Minha paixão de carnaval!

O fato é saber, entender e viver que o Carnaval inegavelmente provoca alguma reação em nossas vidas, em nossos corações carregados pelos sabores e dissabores da vida real, e que por uns instantes ou por uns dias, nos afasta de uma vida pacata cidadã e nos reporta a um mundo diferente organizado sem barreiras ou regras, que nos prendem sem esforços e sem grades, por nossa vontade própria de escapar do real, de viver a fantasia, de viver a ilusão, de viver uma outra realidade mesmo que virtual.
O próprio Carnaval é uma extrapolação da realidade, onde você viaja em um mundo de fantasia, de lazer e alegria que transborda os sentidos com uma facilidade e com uma felicidade virtual, e onde um pobre coitado esquece as desilusões da vida e fica ao lado de celebridades curtindo o momento de glória onde a anarquia da felicidade e o compromisso do prazer se aliam à competência da organização para proporcionar o misterioso mundo da imaginação e da fantasia, onde o cidadão comum se iguala aos mais favorecidos economicamente e por alguns dias vive-se um estado de igualdade e alegria organizada, que tripudia das desigualdades e contradições do mundo civilizado, onde o patamar de compromisso se reduz a brincadeiras e são despidas as máscaras do preconceito para erguer a da solidariedade e da felicidade. E desfaz-se tudo na Quarta-Feira de Cinzas quando deixamos cair a fantasias de palhaço, Colombina, Pierrô etc. e nos vestimos com máscaras de responsabilidade, respeito, dignidade, que em um fundo branco se cobrem de hipocrisia, mas isso é uma outra coisa e voltemos à realidade virtual do Carnaval.
Qualquer pessoa vai estar de alma nova lavada depois da passagem de uma boa festa de Carnaval, bem brincada e bem pulada. Essa pessoa pode até requerer um alvará de felicidade.A música reforça e enfatiza o ritual de passagem. A música de Carnaval é sempre alegre e marcante, tem geralmente um mote de realização e felicidade, transformando verdadeiras derrotas em maravilhosas vitórias fantásticas, no Carnaval tudo acaba sempre terrivelmente bem. Aqui no Brasil tem até uma expressão que diz que vai "acabar em samba".
O grande lema do Carnaval é de ser o dia da alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar. Depois que tudo passa, quando tudo acaba, o que fica mesmo é a lembrança e a recordação da música e dos momentos vividos embalados por aquela melodia de folguedo, alegria, ilusão e fantasia.Carnaval é Folia é empolgação,felicidade! é brincadeira, é encontro de paixões e amores.
A grandeza do espetáculo se mescla com a beleza, No Carnaval o país inteiro pára, se empolga e ao final do Carnaval infelizmente milhares de foliões ficam decepcionados, principalmente porque com o fim da euforia vem o retorno da dura realidade.Eu adoro carnaval e agora então tenho mais motivos para amar.